Ações

Centro de Informação à Pessoa com Deficiência

O Centro de Tecnologia e Inovação também realiza serviços de atendimento no Centro de Informação à Pessoa com Deficiência, projeto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que tem o intuito de informar e acolher a pessoa com deficiência que utiliza o sistema metroviário.

Localizado na estação Tatuapé do Metrô, o projeto oferece atendimento personalizado para comunicação em Libras; pequenas manutenções em cadeira de rodas; troca de ponteira e identificação de bengalas por tipo de deficiência; captação de currículo para o Programa Meu Emprego Inclusivo; e informações sobre os direitos da pessoa com deficiência.

Programa de Apoio à Empregabilidade da Pessoa com Deficiência

O Centro de Tecnologia e Inovação atua como um Polo de Empregabilidade Inclusivo (PEI) do Programa Meu Emprego Inclusivo, que foi lançado pelo Governo de São Paulo, em setembro de 2019.

O programa tem o intuito de promover a inclusão, a permanência e o desenvolvimento profissional da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.

O PEI Imigrantes realiza algumas etapas das ações oferecidas pelo programa. Entre elas, estão: Entrevista para mapear as habilidades e o perfil profissional dos candidatos; Acompanhamento do candidato para garantir a adaptação e a permanência na empresa, por meio da metodologia do emprego apoiado; Orientação para a análise de funções dos profissionais com deficiência, palestras de sensibilização e avaliação de acessibilidade.

Para participar do programa, compareça na unidade com os seus documentos (currículo, RG, CPF, PIS, Carteira de Trabalho, comprovante de residência e laudo médico). Não é necessário agendamento prévio.

Programa Todas in-Rede

O programa conta com diversas ações que tem como objetivo unir as mulheres com deficiência, visando o protagonismo feminino dentro do segmento.

Entre as principais ações estão:

  • Curso de ensino a distância sobre o atendimento à mulher vítima de violência, destinado aos profissionais das Delegacias de Defesa da Mulher e da Rede de Proteção;
  • Site acessível, informativo e interativo, com canais de denúncia, entrevistas, artigos e disponibilização de endereços da rede de proteção e atenção à mulher. Acesse www.todasinrede.sp.gov.br;
  • Campanhas de comunicação nas redes sociais e articulações intersetoriais de forma a garantir alternativas à autonomia financeira da mulher com deficiência.
Tecnologia Assistiva para Reabilitação

O Centro de Tecnologia e Inovação também disponibiliza em diversas unidades da Rede Lucy Montoro o robô ARM, que é utilizado para contribuir com tratamentos de reabilitação motora de pacientes com paralisia de membro superior.

O robô permite movimentos da manopla sobre uma superfície esférica, possibilitando que o paciente realize movimentos terapeuticamente funcionais no espaço tridimensional, guardando semelhanças com os movimentos das atividades de vida diária.

TeleApoio Emocional

O Centro de Tecnologia e Inovação realiza o atendimento do TeleApoio Emocional para pessoas com deficiência.

Tem como objetivo acolher e orientar a pessoa com deficiência que está passando por problemas emocionais, como desânimo, estresse ou falta de motivação, em razão da pandemia de COVID-19.

O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, por e-mail (faleconosco@cti.org.br) ou WhatsApp (11- 94222-7968 / 99690-3359).

TeleApoio Tecnológico

O Centro de Tecnologia e Inovação, realiza o atendimento do TeleApoio Tecnológico para pessoas com deficiência.

Visa auxiliar a pessoa com deficiência no uso de recursos tecnológicos, desmistificando o sentimento de medo e insegurança e garantindo maior autonomia e a inclusão digital.

O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, por e-mail (faleconosco@cti.org.br) ou WhatsApp (11- 99841-6685 / 99690-3359).

Tênis de Mesa

O Centro de Tecnologia e Inovação apoia ações de inclusão, como o Tênis de Mesa Adaptado. A unidade ofereceu treinamento para educadores físicos e, atualmente, disponibiliza em unidades da Rede Lucy Montoro os equipamentos necessários para a prática desse esporte.

O Tênis de Mesa Adaptado é uma oportunidade de investir na saúde física por meio de uma proposta mais abrangente e agradável.