Ações

Desenvolvimento de ações que contemplem áreas de atuação dentro do universo da beleza.

Entre elas, acessibilizar espaços para favorecer pessoas com deficiência, seja como consumidora ou profissional da área, e realizar ações de capacitação para profissionais em geral contemplando pessoas com ou sem deficiência que queiram ingressar nessa área, fomentando parcerias com organizações para formação técnica na área.

O Centro de Tecnologia e Inovação também atua como um Polo de Empregabilidade Inclusiva do Programa Meu Emprego Inclusivo, que foi lançado em setembro de 2019, pelo Governo de SP, com o intuito de promover a inclusão, a permanência e o desenvolvimento profissional da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.

Os PEIs (Imigrantes, Barra Funda e Humaitá) realizam algumas etapas das ações oferecidas pelo programa. Entre elas, estão: Entrevista para mapear as habilidades e o perfil profissional dos candidatos; Acompanhamento do candidato para garantir a adaptação e a permanência na empresa, por meio da metodologia do emprego apoiado; Orientação para a análise de funções dos profissionais com deficiência, palestras de sensibilização e avaliação de acessibilidade.

Para participar do Programa Meu Emprego Inclusivo, faça seu cadastro no site do programa (http://empregoinclusivo.sedpcd.sp.gov.br). 

As ações realizadas pelo programa são totalmente gratuitas.

O Centro de Tecnologia e Inovação realiza serviços de atendimento nos Centros de Informação à Pessoa com Deficiência Barra Funda e Tatuapé, projetos da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que têm o intuito de informar e acolher a pessoa com deficiência que utiliza o sistema metroviário.

As unidades oferecem gratuitamente atendimento personalizado para comunicação em Libras; pequenas manutenções em cadeira de rodas; troca de ponteira e identificação de bengalas por tipo de deficiência; e informações sobre os direitos da pessoa com deficiência. Além disso, a unidade Tatuapé conta com uma sala sensorial para pessoas autistas e neurodivergentes.

O Centro de Informação à Pessoa com Deficiência Barra Funda está localizado na Estação Barra Funda do Metrô (Rua Bento Teobaldo Ferraz, 119 – Barra Funda, São Paulo – SP, 01156-001). Já o Centro de Informação à Pessoa com Deficiência Tatuapé está localizado na Estação Tatuapé do Metrô (Rua Melo Freire – Tatuapé, São Paulo – SP, 03307-005).  As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (exceto em feriados).

Com o intuito de contribuir com o fortalecimento das políticas, programas relativos aos direitos das pessoas com deficiência, com ênfase no acesso ao livro e à leitura, introduzindo a questão da acessibilidade e inclusão, de forma articulada e transversal, o Centro de Tecnologia e Inovação atua na mobilização e fomentação de parcerias no setor do livro e leitura.

Conheça os livros acessíveis: clique aqui

O Centro de Tecnologia e Inovação, em parceria com o Serviço de Reabilitação Lucy Montoro – Jardim Humaitá, realiza gratuitamente o atendimento do TeleApoio Emocional para pessoas com deficiência.

A ação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo tem como objetivo acolher e orientar a pessoa com deficiência que está passando por problemas emocionais, como desânimo, estresse ou falta de motivação, em razão da pandemia de COVID-19.

O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, por e-mail (faleconosco@cti.org.br) ou WhatsApp (11- 94222-7968 / 95061-6392).

O Centro de Tecnologia e Inovação, em parceria com o Serviço de Reabilitação Lucy Montoro – Jardim Humaitá, realiza gratuitamente o atendimento do TeleApoio Tecnológico para pessoas com deficiência.

A iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo visa auxiliar a pessoa com deficiência no uso de recursos tecnológicos, desmistificando o sentimento de medo e insegurança e garantindo maior autonomia e a inclusão digital.

O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, por e-mail (faleconosco@cti.org.br) ou WhatsApp (11- 94222-7968 / 95061-6392).