Ações

Profissionais da Beleza

Desenvolvimento de ações que contemplem áreas de atuação dentro do universo da beleza.

Entre elas, acessibilizar espaços para favorecer pessoas com deficiência, seja como consumidora ou profissional da área, e realizar ações de capacitação para profissionais em geral contemplando pessoas com ou sem deficiência que queiram ingressar nessa área, fomentando parcerias com organizações para formação técnica na área.

Programa de Apoio à Empregabilidade da Pessoa com Deficiência

O Centro de Tecnologia e Inovação também atua como um Polo de Empregabilidade Inclusiva do Programa Meu Emprego Inclusivo, que foi lançado em setembro de 2019, pelo Governo de SP, com o intuito de promover a inclusão, a permanência e o desenvolvimento profissional da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.

Os PEIs (Imigrantes, Barra Funda e Humaitá) realizam algumas etapas das ações oferecidas pelo programa. Entre elas, estão: Entrevista para mapear as habilidades e o perfil profissional dos candidatos; Acompanhamento do candidato para garantir a adaptação e a permanência na empresa, por meio da metodologia do emprego apoiado; Orientação para a análise de funções dos profissionais com deficiência, palestras de sensibilização e avaliação de acessibilidade.

Para participar do Programa Meu Emprego Inclusivo, faça seu cadastro no site do programa (www.trabalhoinclusivo.sedpcd.sp.gov.br). 

As ações realizadas pelo programa são totalmente gratuitas.

Programa Todas in-Rede

Conta com diversas ações gratuitas que tem como objetivo unir as mulheres com deficiência, visando o protagonismo feminino dentro do segmento.

Entre as principais ações estão:

Curso de ensino a distância sobre o atendimento à mulher vítima de violência, destinado aos profissionais das Delegacias de Defesa da Mulher e da Rede de Proteção;

Site acessível, informativo e interativo, com canais de denúncia, entrevistas, artigos e disponibilização de endereços da rede de proteção e atenção à mulher. Acesse www.todasinrede.sp.gov.br;

Campanhas de comunicação nas redes sociais e articulações intersetoriais de forma a garantir alternativas à autonomia financeira da mulher com deficiência.

Centro de Informação à Pessoa com Deficiência

O Centro de Tecnologia e Inovação realiza serviços de atendimento nos Centros de Informação à Pessoa com Deficiência Barra Funda e Tatuapé, projetos da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que têm o intuito de informar e acolher a pessoa com deficiência que utiliza o sistema metroviário.

As unidades oferecem gratuitamente atendimento personalizado para comunicação em Libras; pequenas manutenções em cadeira de rodas; troca de ponteira e identificação de bengalas por tipo de deficiência; e informações sobre os direitos da pessoa com deficiência.

O Centro de Informação à Pessoa com Deficiência Barra Funda está localizado na Estação Barra Funda do Metrô (Rua Bento Teobaldo Ferraz, 119 – Barra Funda, São Paulo – SP, 01156-001). Já o Centro de Informação à Pessoa com Deficiência Tatuapé está localizado na Estação Tatuapé do Metrô (Rua Melo Freire – Tatuapé, São Paulo – SP, 03307-005).  As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (exceto em feriados).

Leitura Inclusiva

Com o intuito de contribuir com o fortalecimento das políticas, programas relativos aos direitos das pessoas com deficiência, com ênfase no acesso ao livro e à leitura, introduzindo a questão da acessibilidade e inclusão, de forma articulada e transversal, o Centro de Tecnologia e Inovação atua na mobilização e fomentação de parcerias no setor do livro e leitura.

Conheça os livros acessíveis: clique aqui

TeleApoio Emocional

O Centro de Tecnologia e Inovação, em parceria com o Serviço de Reabilitação Lucy Montoro – Jardim Humaitá, realiza gratuitamente o atendimento do TeleApoio Emocional para pessoas com deficiência.

A ação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo tem como objetivo acolher e orientar a pessoa com deficiência que está passando por problemas emocionais, como desânimo, estresse ou falta de motivação, em razão da pandemia de COVID-19.

O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, por e-mail (faleconosco@cti.org.br) ou WhatsApp (11- 94222-7968 / 95061-6392).

TeleApoio Tecnológico

O Centro de Tecnologia e Inovação, em parceria com o Serviço de Reabilitação Lucy Montoro – Jardim Humaitá, realiza gratuitamente o atendimento do TeleApoio Tecnológico para pessoas com deficiência.

A iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo visa auxiliar a pessoa com deficiência no uso de recursos tecnológicos, desmistificando o sentimento de medo e insegurança e garantindo maior autonomia e a inclusão digital.

O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, por e-mail (faleconosco@cti.org.br) ou WhatsApp (11- 99841-6685 / 95061-6392).