Inclusão Social

Temos uma sociedade excludente em relação a diversidade humana. A segregação e exclusão das pessoas com deficiência ainda são pontos e características da sociedade brasileira, ainda temos resquícios do paradigma da institucionalização e maior concentração na normalização com oferecimento de serviços para o ajustamento da pessoa com deficiência à sociedade.Baseado no princípio da diversidade existe um paradigma da relação da sociedade com a deficiência, o paradigma da inclusão, o processo aliado a esse paradigma é denominado inclusão social.

Para que esse processo seja eficaz suportes são necessários para que a prática seja efetivada.

Uma sociedade realmente inclusiva-democrática permite a inclusão da pessoa com deficiência e de grupos minoritários, a sociedade inclusiva significa a manifestação e participação de todos na tomada de decisão.

Cabe aos membros da sociedade valorizar as deficiências. Precisamos que a transformação parta de cada um de nós, mudando a postura de integração para inclusão, isto é uma sociedade inclusiva.

 

Acessibilidade

Segundo o Decreto n° 5.296 de 2 de setembro de 2004, acessibilidade está relacionada em fornecer condições para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, para a pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida.

O centro busca oferecer espaços acessíveis, garantindo o direito de ir e vir de cada cidadão, como nos garante nossa Constituição.

 

inclusao_social_001