Ações

Programa de Apoio à Empregabilidade da Pessoa com Deficiência

O Centro de Tecnologia e Inovação atua como um Polo de Empregabilidade Inclusivo (PEI) do Programa Meu Emprego – Trabalho Inclusivo, que foi lançado pelo Governo de São Paulo, em setembro de 2019.

O programa tem o intuito de promover a inclusão, a permanência e o desenvolvimento profissional da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.

O PEI Imigrantes realiza algumas etapas das ações oferecidas pelo programa. Entre elas, estão: Entrevista para mapear as habilidades e o perfil profissional dos candidatos; Acompanhamento do candidato para garantir a adaptação e a permanência na empresa, por meio da metodologia do emprego apoiado; Orientação para a análise de funções dos profissionais com deficiência, palestras de sensibilização e avaliação de acessibilidade.

Para participar do programa, compareça na unidade com os seus documentos (currículo, RG, CPF, PIS, Carteira de Trabalho, comprovante de residência e laudo médico). Não é necessário agendamento prévio.

Centro de Informação à Pessoa com Deficiência

O Centro de Tecnologia e Inovação também realiza serviços de atendimento no Centro de Informação à Pessoa com Deficiência, projeto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que tem o intuito de informar e acolher a pessoa com deficiência que utiliza o sistema metroviário.

Localizado na estação Tatuapé do Metrô, o projeto oferece atendimento personalizado para comunicação em Libras; pequenas manutenções em cadeira de rodas; troca de ponteira e identificação de bengalas por tipo de deficiência; captação de currículo para o Programa Meu Emprego Trabalho Inclusivo; e informações sobre os direitos da pessoa com deficiência.

Tênis de Mesa

O Centro de Tecnologia e Inovação apoia ações de inclusão, como o Tênis de Mesa Adaptado. A unidade ofereceu treinamento para educadores físicos e, atualmente, disponibiliza em unidades da Rede Lucy Montoro os equipamentos necessários para a prática desse esporte.

O Tênis de Mesa Adaptado é uma oportunidade de investir na saúde física por meio de uma proposta mais abrangente e agradável.

Tecnologia Assistiva para Reabilitação

O Centro de Tecnologia e Inovação também disponibiliza em diversas unidades da Rede Lucy Montoro o robô ARM, que é utilizado para contribuir com tratamentos de reabilitação motora de pacientes com paralisia de membro superior.

O robô permite movimentos da manopla sobre uma superfície esférica, possibilitando que o paciente realize movimentos terapeuticamente funcionais no espaço tridimensional, guardando semelhanças com os movimentos das atividades de vida diária.